segunda-feira, 4 de junho de 2012

SINOPSE

Manel é um homem de 65 anos que vive atormentado com o seu passado. Do conforto de sua casa, é-nos contada em flashbacks a história da sua solidão enquanto jovem.
Nervoso e agitado em cores e luz, mas ao mesmo tempo isolado e retraído, pelo lirismo do discurso do velho Manel, a curta desenvolve o carácter complexo do que é a fobia social.
Com uma banda-sonora que nos funde em melancolias, a atmosfera experimental envolve-nos numa soturna paisagem lisboeta marcada de saudade pendente

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estamos com uns problemas técnicos no SonyVegas, a madu fez o ínicio do nosso trailler mas o ficheiro não está a abrir talvez por ser demasiado pequeno (18kb) e teremos que recomeçar.

WHY U NO OPEN FILE ?




quinta-feira, 24 de maio de 2012

BON IVER



PLAYLIST DA CURTA
A Quion como boa escritora que é encarregou-se de escrever o belo do nosso guião enquanto eu e a Madu contribuímos com opiniões.
Quion és linda <3


James Blake & Bon Iver - Fall Creek Boys Choir

FLASHBACK



GUIÃO




Boa Tarde !
Esta aula iremos utilizar para iniciar o trailler, e para escrever o guião. Este guião irá ter as falas de Manel (pai da Madu) a contar a sua vida e como a sua condiçao o fez perder tanto. Enquanto Manel conta determinadas situações onde se sentiu desconfortável e que o marcaram, estas situações são retratadas como um "flashback" (uma memória) onde aparece mais novo (como Franciso Lira).
As filmagens iniciais do rótulo da garrafa, do copo com gelo e dos vários planos da cara do pai da Madu, como referi antes, vão ter que voltar a ser filamdas devido à má qualidade da imagem, por isso, hoje a Madu vai levar a máquina para voltar a filmar e brevemente teremos as cenas outra vez.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

JÁ ESTÁ !


 A tão simples filmagem de metro que apenas demora uns meros segundos já está filmada e sem problemas! Filmei da mesma maneira, o computador é que estava a embirrar porque o ficheiro está com o mesmo formato. Já passamos para o computador e estamos agora a editá-lo no Vegas.

Estamos  também já a pensar na seleção das músicas.
 Possível música para o trailler :




quinta-feira, 17 de maio de 2012

AI QUE DESESPERO!

Aparentemente os vídeos que filmei ontem estão num formato desconhecido que o computador não consegue ler, por isso, para o caso de não os conseguir editar em casa, vou voltar a filmá-los hoje (PLANO B).

METRO








Ontem á tarde fui para o metro de Telheiras gravar as cenas do metro, em que ele sai do túnel para o exterior em direcção ao Campo Grande. O objectivo era fazer um travelling a capturar a paisagem exterior, com o metro em andamento. Filmei ambos os lados (o lado do estádio do Sporting e o lado do  Colégio Alemão). Uma das filmagens concentar-se em grande parte num parque de estacionamento que iremos usar no trailler (penso eu).

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Boa tarde caros leitores! Este fim-de-semana a Rita Quion e a Madalena fizeram algumas filmagens de paisagens de lisboa que iram aparecer posteriormente no trailler e na curta. Eu não tive a possibilidade de trabalhar para a curta no fim-de-semana mas amanhã vou fazer umas filmagens do metro que aparecerão tambeém no trailler.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A minha felicidade por ter um trabalho tão fixe







INÍCIO-FIM


(Fim da curta)



(Plano do copo)


MAKING OF

Na 3ª feira, dia 1 de Maio (feriado), eu e a Rita fomos para casa da Madu filmar a cena inicial e a cena final da curta. O ínicio foi filmado na sala, onde Manel (pai da Madu) está sentado numa poltrona. Esta cena inicial consiste em alguns planos de Manel a beber um whiskey com gelo fazendo grandes intervalos entre cada golo, pensativo.
Alguns takes desta cena ficaram meio tremidos por isso re-shooting é uma possibilidade.

Planos:

-Copo (fechado, zoom in e zoom out)
-Fechado do rótulo do whiskey
-Zoom in e zoom out focando a cara de Manel

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Por vezes, quando em situações de pânico, as pessoas com fobia social/ansiedade começam a hiperventilar. Achei por bem partilhar este momento de pânico do senhor Sponge Bob.

segunda-feira, 30 de abril de 2012



Grandes Histórias - Jogos Crueis - RTP1 

A Madalena achou interessante partilhar o filme acima devido á qualidade de imagem e tratamento fotográfico.
 Vamos demonstar alguns dos sintomas da fobia social/ansiedade na nossa curta, para isso fizemos a seguinte pesquisa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fobia_social#Sintomas) mas destes sintomas todos vamos centrar-nos nestes:


-Ansiedade intensa perante grupos de pessoas (situação do metro).

-Ansiedade antecipatória, isto é, aquela que surge antes de se encontrar, ou só de se pensar na situação temida.

-Tremores nas mãos, pés ou voz.

-Suor excessivo, suando frio das mãos. (para este sintoma tivemos a ideia de fazer um plano fechado de Manel a puchar a manga da camisola para tapar a mão)

-Palpitações ou calafrios. (Raro)


-Temor de ser observado e avaliado negativamente por outros. (situação do metro)

-Temor de não estar em estado de comportar-se de modo adequado em situações sociais.

-Tendência a evitar situações sociais que o colocariam em incómodo -Tendência ao Isolamento. (Manel para ir para casa tem que obrigatoriamente passar pelo Bairro Alto que mais lhe parece um campo minado)
METRO

Estamos a iniciar o guião e já temos ideias para algumas cenas concretas, como a do metro: Manel (a personagem principal) entra no metro ( estação ainda por definir) e quer sentar-se mas o único lugar vago é entre duas pessoas. Devido á sua condição, Manel sente-se intimidado e ansioso. Vamos fazer vários planos, um a seguir Manel até ao metro outro de Manel a sentir-se observado e outro do que realmente se está a passar ( toda a gente a agir naturalmente). Pretendemos retratar uma situação do quotidiano que para nós é algo normal mas para as pessoas que sofrem de ansiedade/fobia social se torna um desfaio ou mesmo até um pesadelo.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

BAIRRO ALTO

Hoje á noite a Rita Quion e a Madalena vão captar alguns planos das ruas do Bairro Alto e fazer algumas experiências , eu não vou puder ir mas dou apoio moral.
TAREFAS

Depois de falarmos e reflectirmos sobre o assunto decidimos que não vamos destribuir tarefas.Claro que a parte das filmagens irá ser repartida mas iremos todas filmar e contribuir. A edição, a escolha da banda sonora, a escolha dos planos, tudo será feito em conjunto.
Hoje já temos assentes os locais de filamgens e as horas .Esta informação encontra-se toda no blogue da Rita Quion http://ritaquion24.blogspot.pt/ (desta maneira não me repito).

segunda-feira, 23 de abril de 2012


(Social Anxiety Documentary: Afraid of People) - http://www.youtube.com/watch?v=gmEJEfy5f50

Hoje estivemos a ver vídeos e documentários sobre ansiedade/fobia social para termos um argumento sólido e bem fundamentado. Já estamos a trabalhar em alguma ideias mas ainda nada em concreto.

Possíveis cenas (onde iremos retratar situações da fobia social)

-no metro
-no elevador
-numa saída à noite
-no supermercado

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fobia social
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
O transtorno ansioso social, também conhecido como transtorno da ansiedade social, fobia social ou sociofobia, é uma síndrome ansiosa caracterizada por manifestações de alarme, tensão nervosa e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social — o que ocorre quando o portador precisa interagir com outras pessoas, realizar desempenhos sob observação ou participar de atividades sociais. Tudo isso ocorre até o ponto de interferir na maneira de viver de quem a sofre.
As pessoas afetadas por essa patologia compreendem que seus medos são irracionais, no entanto experimentam uma enorme apreensão ao confrontarem situações socialmente temidas e não raramente fazem de tudo para evitá-las. Durante as situações temidas, é freqüentemente presente nessas pessoas a sensação de que os outros as estão julgando e, enfim, tais sujeitos não raramente temem ser reputados muito ansiosos, fracos ou estúpidos. Por conta disso, tendem freqüentemente a se isolarem.
Este distúrbio não deve ser considerado uma forma exagerada de timidez, uma vez que os prejuízos incapacitantes que causa à adaptação social não são atenuados sem auxílio ou tratamento. Um estudo recente mostrou que 13% dos brasileiros sofrem deste transtorno.

(este texto é só uma forma de introduzir o tema)


O nosso grupo mantem-se o do período passado : Maria Madalena Dornellas, Rita Quion e Mariana Anjos. O nosso tema está relacionado com a fobia social, e estamos a pensar fazer uma curta-metragem, ainda estamos em processo de destribuição de tarefas mas ainda não está definido quem faz o quê.
Publico em breve, xoxo gossip girl
Olá.